A Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro foi fundada pelo Comendador Dom Abade Pedro Roeser, O.S.B. em 22 de dezembro de 1931. Quando Dom Abade Pedro chegou à cidade, em 21 de agosto de 1931, percebeu que haviam muitas crianças abandonadas nas ruas e carentes de atividades socioeducativas. Neste mesmo ano, com sua habilidade e iniciativas na área de Promoção Social, sentiu a sua alma encher-se de compaixão. Sem medir consequências da falta absoluta de recursos materiais e animado para amenizar os males morais e físicos presentes em sua época, aventurou-se pela caridade dos santos e organizou um grupo de benfeitores ligados ao Mosteiro da Ordem de São Bento de Jundiaí, para que amparassem essas criancinhas. Assim, decidiram fundar uma Casa dedicada ao serviço das crianças em situação de vulnerabilidade social, filhas dos operários das fábricas jundiaienses.

Neste momento, nasceu a “Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro”, primeiramente assistida pelas Irmãs Religiosas Filhas de S. Vicente de Paulo e, sequencialmente a um grupo de leigas. Em 1939 vieram as irmãs Ursulinas da Áustria para compor o quadro administrativo. A partir de 1947, a Coordenação das Atividades Internas da casa foi confiada às Irmãs Missionárias de Cristo (então denominadas – Oblatas Regulares de Santa Úrsula), e desde o ano de 1968 foi lhes confiada além da coordenação das atividades também a Administração Jurídica.

          As Irmãs Missionárias de Cristo, fiéis ao ideal de seu co-fundador Dom Abade Pedro Roeser- OSB, acolhem diariamente com carinho e dedicação, 220 crianças na faixa etária de 02 a 12 anos. Sendo que 60 crianças de 02 a 03 anos fazem parte do setor da Educação Infantil da Creche Dom Abade e frequentam em período integral, onde a casa é parceira da Secretaria da Educação do Município. As 160 crianças e pré-adolescentes de 04 a 12 anos participam das atividades do setor do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa, onde é oferecido o programa “Viva Vida, construindo Cidadania” que atende em período contrário a escola, oferecendo diversas oficinas de Arte e Cultura, Formação Humana e Cristã, o Uso Consciente da Tecnologia, a Roda do Saber, Musicalização (Bandinha, Coral, Violão e Flauta), Dança, Capoeira e Educação de Movimentos, Habilidades Sociais, Oficinas de Projetos Lúdicos. Realiza ainda, atendimento familiar psicossocial, em grupos e individual para acompanhamentos, orientações e encaminhamentos a rede socioassistencial quando necessário. Atualmente a Casa da Criança atende 70 bairros da periferia do município de Jundiaí, são famílias que vem para trabalhar na região central da cidade, e preferem deixar seus filhos na Casa da Criança, pois sentem-se seguros na proteção deles.

NOSSA MISSÃO

Oportunizar a formação humana e cristã, promover o exercício da cidadania e o fortalecimento de vínculos às crianças e adolescentes e as suas famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal para que possam se desenvolver em sua integralidade.

NOSSA VISÃO

Ser referência na vida das crianças, adolescentes e suas famílias no atendimento socioeducativo, colaborando no desenvolvimento de princípios éticos, morais e espirituais que contribuam no resgate à cidadania.

NOSSOS VALORES

  • Respeito: Promover o respeito à diversidade humana;
  • Valorização: assistência e suporte para a autonomia às famílias atendidas para o fortalecimento de vínculos;
  • Espiritualidade: favorecer a formação humana e cristã na sua integralidade ética e moral
  • Motivação: estimular o desenvolvimento profissional e comprometimento dos colaboradores e voluntários;
  • Solidariedade: propiciar ações socioeducativas que desenvolvam a empatia;
  • Inovação: atualizar com criatividade as práticas dos projetos sócios educativos.