Vida e Vocação

Em 21 de novembro de 1870, na cidade de Mergentheim, na Alemanha, nascia Edmundo Roeser, filho de Maria Roeser e José Roeser. Aos 24 anos, em 14 de novembro de 1894, ingressou na Abadia de Beuron, tendo sido ordenado em 10 de outubro em 1899. Adotou o nome de Pedro, numa referência ao apóstolo São Pedro, primeiro papa da Igreja, e celebrou sua primeira missa após 3 dias de sua ordenação, e fora transferido ao Mosteiro de Santo André, na Bélgica, onde foi nomeado zelador e mestre dos noviços.

Transferido para terras brasileiras, foi incardinado na Congregação Beneditina do Brasil em 1899. Foi designado para a residência de Nossa Senhora da Conceição, na Serra do Baturité, no estado do Ceará, onde ficou até o dia 1º de fevereiro de 1900. Em 1905, naturalizou-se como cidadão brasileiro e em 1906 foi nomeado como abade do Mosteiro de Olinda.

Muito preocupado com a educação, idealizou a criação de uma escola de medicina veterinária e agricultura, moldada no padrão alemão de ensino, a qual recebeu o nome de ‘Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária de São Bento’. Também fundou, no ano do centenário da independência do Brasil, o ‘Hospital do Centenário’.

 

A Casa da Criança

Mudou-se para o Mosteiro de São Bento de São Paulo em agosto de 1930. No ano seguinte, foi transferido para Jundiaí, cidade onde fundou, juntamente com Olga Teixeira de Carvalho e Guilherme Felipo Mucio Lobo da Costa, a Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro, que contou também com o apoio de Olavo Guimarães, Monsenhor Arthur Ricci e das Madres Ursulinas, vindas de Innsbruck, na Áustria.

 

 

A Casa da Criança funcionou de 1931 a 1933 numa antiga fábrica de chapéus, localizada na Rua Drº Torres Neves. Por falta de espaço, suas instalações foram transferidas para a Rua do Rosário em 1934. No mesmo ano, foi alcançada a graça de conseguirem um novo prédio capaz de atender a crescente demanda por instalações maiores e melhores para a acomodação das crianças. Agora na praça Dom Pedro II, funcionou até 1939, quando foi reformado para também abrigar as próprias irmãs. Durante o período de reforma do prédio da praça Dom Pedro, que durou quase 2 anos, a Casa da Criança funcionou no Mosteiro de São Bento.

Prevendo o crescimento do número de crianças desamparadas, Dom Abade Pedro idealizou e fundou, em 1940, a Congregação das Oblatas Missionárias de Santa Úrsula. Em 2 de março de 1941, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo, inaugurou o novo prédio da Casa da Criança, e formou a Congregação das Missionárias de Cristo, que assumiu a direção da entidade.

Para orientar e dar assistência catequética às populações rurais e visando proteger notadamente as famílias do campo e dando-lhes instrução, Dom Pedro Roeser fundou em 1943 o ‘Aprendizado Agrícola Drº Olavo Guimarães’.

 

 

Reconhecimento

Dom Abade Pedro Roeser foi homenageado em terras jundiaienses, em 1948, com o título de Cidadão Benemérito de Jundiaí. Recebeu também pelo governo brasileiro, em 29 de junho de 1953, a mais alta condecoração possível a um cidadão estrangeiro: a Comenda da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Não obstante, a cidade de Olinda também lhe prestou justa e merecida homenagem ao conferir, a uma das ruas situadas no seu centro histórico, o nome do Abade, e a Universidade Federal de Pernambuco, continuação da obra de Dom Abade, o considera seu primeiro reitor, e concede anualmente a medalha que leva seu nome à pessoa física ou jurídica que tenha prestado relevantes serviços àquela universidade ou à educação no Brasil.

Dom Abade Pedro Roeser faleceu em Jundiaí no dia 5 de agosto de 1955, e em 1957 seus restos mortais foram transferidos ao Mosteiro de São Bento de Jundiaí, ao lado dos restos mortais de Dom Luiz Gonzaga Barbosa. Em gratidão ao seu cidadão benemérito, o povo de Jundiaí, após sua morte, erigiu na Praça Dom Pedro II, em frente à Casa da Criança, uma escultura de Bronze, para perpetuar sua grande vida e magnífica obra!